Calendário, Carga horária e Duração do curso

As inscrições serão recebidas de maneira continuada.

Ressalta-se que a carga horária e a duração do curso dependerá do tipo de formação desejada e da composição curricular que cada estudante adotar.

Carga horária: O curso de Educação e Tecnologias pode ser composto das seguintes formas:

  • curso de especialização: carga horária mínima de 360 horas + TCC
  • curso de aperfeiçoamento: carga horária mínima de 180 horas
  • curso de extensão (4 ou mais componentes): carga horária mínima de 60 horas

Duração do curso (duração de referência):

  • curso de especialização (360h + TCC): aproximadamente 15 a 18 meses (a duração é variável em função da composição curricular e da intensidade escolhidas pelo estudante)
  • curso de aperfeiçoamento (180h): aproximadamente 8 a 10 meses
  • curso de extensão (60h): aproximadamente 2 a 4 meses

Período para conclusão do curso: Considerando a duração de 18 meses da formação em especialização, o prazo para finalizar o curso é, aproximadamente, julho de 2018 (incluindo turmas com entrada em 2016 e 2017), mesmo para quem deseja realizar mais de uma habilitação. Esse prazo inclui a realização do TCC (trabalho de conclusão de curso).

Observações sobre a interrupção do curso:

  • O estudante pode interromper o curso a qualquer momento. Neste caso, poderá, a seu pedido, receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, se atingir as condições necessárias.
  • Se o estudante que interrompeu o curso desejar retomá-lo, poderá fazê-lo. Porém, a coordenação do curso não garante que todos os componentes curriculares sejam reofertados. Além disso, o prazo final de conclusão não é interrompido; ou seja, permanece sendo julho de 2018.

Ou seja, se o estudante fizer opção pelo curso de especialização (pós-graduação lato sensu, com carga horária superior a 360 horas-aula), com duração regular, terá 18 meses para finalizar todas as disciplinas do curso. Todavia, respeitados os limites da proposta, os estudantes poderão acelerar ou estender a duração do curso. Além disso, cada estudante pode requerer dispensa de disciplinas, por meio da certificação de competências.

Se assim o desejar, o estudante tem ainda a opção de realizar o curso de aperfeiçoamento, composto por carga horária superior a 180 horas-aula em componentes curriculares cursados. Em casos especiais e discutidos com a coordenação do curso, serão fornecidas declarações de participação em curso de extensão (carga horária superior a 60 horas-aula).

Semestralmente, nos meses de janeiro e julho (nas férias), podem haver encontros presenciais para discussão dos componentes cursados e para realizar atividades avaliativas presenciais pendentes. Sob demanda e sob análise da coordenação do curso, podem haver encontros presenciais trimestrais, para os estudantes realizarem as avaliações presenciais dos componentes já cursados. Esses encontros trimestrais e/ou semestrais serão agendados a cada semestre e socializados com os estudantes pelo ambiente virtual de aprendizagem.