:: Coordenação da Proposta e do Curso de Especialização em Educação e Tecnologias

    Daniel Mill – Doutor – Prof. Associado da UFSCar – Departamento de Educação
    Glauber Santiago – Doutor – Prof. Associado da UFSCar – Departamento de Artes e Comunicação

:: Corpo docente: professores e tutores:

O corpo docente do curso contará, principalmente, com professores da UFSCar. Adicionalmente, serão convidados servidores técnicos da instituição (com doutorado e/ou mestrado já concluídos) e docentes de outras instituições brasileiras para compor o quadro de docentes. Para atuar como tutores, serão convidados profissionais (mestres e doutores) especialistas nas temáticas desenvolvidas nos componentes curriculares. Ocasionalmente o professor pode contar com o apoio de outros profissionais na organização e oferecimento do componente curricular. A relação de docentes, incluindo estes auxiliares, é a seguinte:

Alan Victor Pimenta de Almeida Pales Costa

Doutor e Mestre em Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte pela Fac. de Educação da Unicamp e graduado em História. Pesquisa a Arte da Memória e seus modos de expressão sob diferentes linguagens que dão forma e ideologia à educação estética, retórica visual e pedagogia da imagem. Seus trabalhos compreendem a criação e realização de imagens e vídeos artísticos como formas ativas de pesquisa. É Professor no Departamento de Educação da UFSCar. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5414466437997230

Ana Paula Rodrigues

É licenciada em Pedagogia (2006) e mestre em Educação (2009), área de concentração em Fundamentos da Educação, pela Universidade Federal de São Carlos. Atuou como professora de inglês, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos. Na UAB-UFSCar foi tutora virtual do curso de Pedagogia de 2007 a 2009. Atualmente é Pedagoga da Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar, na Coordenadoria de Processos de Ensino-Aprendizagem, onde tem atuado na gestão, avaliação e formação da tutoria virtual desde 2010. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, história da educação, educação a distância, tutoria, práticas educacionais apoiadas em tecnologias. Desde 2013 integra o Grupo Horizonte - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens.

André Correa

Licenciado em Música pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na performance musical atua como Clarinetista. Primeiro Clarinete e clarinetista solo da Orquestra Experimental da UFSCar entre 2006 e 2014 e Membro do Quarteto de Clarinetas Sopra-4 entre 2009 e 2014. Solista do Regional de Samba e Choro Na Pindaíba em São Carlos - SP. Mestre em Educação pela Linha de Pesquisa Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem PPGE - UFScar. Já atuou na área de Educação Musical como tutor virtual no curso de Licenciatura em Educação Musical UAB-UFSCar, Supervisor de tutoria virtual e ministrou também disciplinas como professor. Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo campus Barretos e doutorando em Educação pelo PPGE - UFSCar.

Babette de Almeida Prado Mendoza

Graduada em Ciências Sociais e com mestrado em Comunicação Social. Experiência em docência no ensino superior (Sociologia, Sociologia da Comunicação e Filosofia) e experiência em Projetos EaD como Designer Educacional em instituições de ensino superior, ONGs e empresas.

Braian Veloso

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-FACEF); graduando em Educação Musical pela UFSCar; pós-graduando em Educação a Distância (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense (UFF); técnico em Informática para Internet pelo Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Atualmente, suas pesquisas têm sido voltadas à análise dos docentes que atuam na EaD, compreendendo, dentre outras coisas, o processo de formação e a organização do trabalho desses profissionais.

Camila Dias de Oliveira

Graduação em Informática para Negócios pela Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto (FATEC Rio Preto - conclusão em 2012). Mestranda pelo Programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade (Universidade Federal de São Carlos - conclusão prevista para fevereiro de 2016). Interesse na área de tecnologia assistiva e informática na educação.

Clarissa Galvão Bengtson

Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição. Atualmente, é responsável pela equipe de acessibilidade na Secretaria Geral de Educação a Distância da UFSCar, que produz materiais didáticos acessíveis para deficientes visuais e auditivos. Além disso, atua como formadora e técnica AVA no curso de extensão a distância denominado Formação Continuada em Conselhos Escolares oferecido pela UFSCar em parceria com o MEC e desenvolve trabalhos com editoração impressa/digital e design de capas para livros. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica e formação complementar em inglês, francês e espanhol.

Daniel Mill

Professor e Gestor de Educação a Distância na UFSCar. Doutor em Educação (UFMG), com pós-doutorado (UAb-Portugal). Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Como pesquisador, tem interesse particular pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Tecnologias, Linguagens, Cognição e Educação a Distância.

Douglas Pino

Douglas Henrique Perez Pino é diretor da Editora Pimoo, onde trabalha na produção de mídias digitais, livros impressos e recursos para a Educação. Desde 2008, é Editor na SEaD-UFSCar, tendo editorado aproximadamente 400 obras. Foi consultor da UNESCO em trabalho relacionado a tecnologias digitais para o ensino de línguas, projeto 914BRZ1009.6 (2016). Também foi um dos representantes brasileiros no seminário PASEM (Programa de Apoyo del Sector Educativo del Mercosur), em que se tratou da Incorporación de las TIC com sentido pedagógico em la Formación Docente del MERCOSUR: políticas y perspectivas para la mejora educativa (2015). Em seu doutorado, realiza pesquisa sobre dicionários para crianças cegas congênitas.

Erika Giacometti Rocha

Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Linha: Linguagem, Comunicação e Ciência. Defendido na UFSCar (2015). Assunto: Impacto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Palavras-chave: TDIC, Internet, Interação Social, Mobilidade, Autonomia, Cognição. Eixos: Conhecimento, Comunicação, Linguagem, Educação, Cognição, Cultura / Graduação em Letras - Francês na Unesp (2002). Atualmente na UFSCar como Tutora Virtual.

Fabiane Lizarelli

Possui graduação em Engenharia de Produção de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2005), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Engenharia de Produção pela mesma instituição. Atualmente atua principalmente na área de qualidade nos temas Melhoria Contínua e Inovação.

Flávio Caetano da Silva

Graduado em Geografia e Pedagogia (ISCA-Limeira e UNICAMP-Campinas); Mestrado em Educação (UNICAMP) e Doutorado em Educação (USP). Atuo nas áreas de gestão educacional e escolar, subjetividade e discurso.

Glauber L. Alves Santiago

Possui graduação em Bacharelado Em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1997), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos atuando como Coordenador da Coordenadoria de inovações em tecnologias educacionais da Secretaria geral de educação a distância da UFSCar e docente na área de música do Departamento de Artes e Comunicação.

Glauco Henrique de Sousa Mendes

Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (1999) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2008). É professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão da Qualidade e Desenvolvimento de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do desenvolvimento de produto, qualidade em serviços e acreditação hospitalar.

Haroldo Luiz Bertoldo

Graduação em Filosofia (UFMG), Mestrado em Tecnologia (CEFET) e cursa o Doutorado em Filosofia pela Universidad de Salamanca (USal). Professor do CEAD/UFOP. Experiência como professor e pesquisador em Filosofia, Ensino de Ciências e Educação Tecnológica: Filosofia da Ciência e da Técnica, Ensino de Física, Tecnologia, Comunicação, Mídias e Educação. Coordenou o curso de Esp. em Educação, Comunicação e Tecnologia e criou o Laboratório Poiesis de Educação e Mídias (UEMG/FAPEMIG).

Ian Rittmeister Mazzeu

Mestre em Imagem e Som (2012) pela UFSCar, onde desenvolvi pesquisa sobre linguagem audiovisual e EaD. Comecei a trabalhar com educação e tecnologias ministrando oficinas para professores do ensino médio em projeto desenvolvido pela UNESP de Rio Claro - SP (2006). Atuo como tutor virtual em disciplinas relacionadas a EaD e a tecnologias musicais desde 2008. Sou diretor de vídeos da SEaD/UFSCar e atuo como professor de ensino superior na rede privada, ministrando disciplinas relacionadas a vídeo.

Inajara de Salles Viana Neves

Pedagoga pela FaE/UFMG (1997), Pedagoga Empresarial-CEPEMG (1998), mestre em Educação, Administração e Comunicação pela UNIMARCO/SP (2005) e doutora em Educação UFMG – (2011). Estágio Pós Doutoral realizado pela Universidade Aberta de Portugal (UAb). Professora adjunta do CEAD – UFOP. Temas de interesse: Gestão da Educação a Distância. Atuou em Condições de trabalho, gestão da educação, trabalho docente, educação a distância, políticas públicas e ensino superior, planejamento e formação docente.

João Eduardo Justi

Graduação em Jornalismo pela Unesp; MBA em Marketing pela FGV e Mestrado em Comunicação também na Unesp. Tem experiência docente em cursos de nível técnico e superior. Na UFSCar, foi produtor de conteúdo em laboratório de disseminação da ciência, coordenador de jornalismo da rádio; assessor de comunicação da SEaD. É responsável pela comunicação do Campus Sorocaba e doutorando do PPGCTS, na linha Linguagens, Comunicação e Ciência.

Joice Lee Otsuka

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). É professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde 2008. Desde 2012 é coordenadora do Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA). É membro do Grupo Horizonte, de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens da UFSCar. Atua nas áreas de Informática na Educação e Interação Humano Computador, tendo interesse pelas áreas de design e avaliação de jogos educacionais, recursos educacionais abertos interativos e acessibilidade.

Kátia G. Henrique da Rocha

Professora na Universidade Federal de Ouro Preto, no Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (1997), Mestrado (2007) e Doutorado (2013) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, trabalha principalmente com os temas: História da Educação (história da alfabetização, historia da leitura, cultura escolar) Estágio, Currículo, Avaliação.

Luciane Chaquime Penteado

Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de São Carlos, atuando junto à Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD-UFSCar) onde integra a equipe de formação de profissionais de EaD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação docente para a modalidade a distância.

Maria Angélica do Carmo Zanotto

Engenheira florestal pela ESALQ (1987), pedagoga (1992), mestre (1996) e doutora (2002) pela UFSCar. Desde 2008, atua como pedagoga concursada na UFSCar na Secretaria Geral de Educação a Distância. Focos de interesse e atuação: planejamento pedagógico em EaD, blended learning, ensino híbrido, redes sociais, ferramentas de Web 2.0 para a educação, autorregulação da aprendizagem e utilização de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação.

Maria Iolanda Monteiro

Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação Escolar pela UNESP e doutorado em Educação pela USP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas e saberes docentes, êxito e fracasso escolar, alfabetização, letramento, variação linguística, educação a distância, formação inicial e continuada de educadores da educação básica. Realizou pós-doutorado na UNICAMP. Professora do DTPP e PPGE da UFSCar.

Ortenio Oliveira

Possui graduação em Administração pela Autarquia Municipal de Ensino(1995), especialização em Comércio Eletrônico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2002), curso-tecnico-profissionalizante pelo Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza(1986) e curso-tecnico-profissionalizante pela Escola Profissional Dom Bosco (1990). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação.

Patrícia Falcão

Graduada em Matemática, especialista em Comércio Eletrônico (PUC-MG) e em Informática Aplicada a Educação (UFLA). Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar, com dissertação: Estudo sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como mediadoras da construção do conhecimento na percepção de professores em formação e de crianças do ensino fundamental, na Linha Linguagens, Comunicação e Ciência. Professora de Tecnologias para o ensino fundamental, com ênfase na construção do conhecimento. Atualmente doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar. Integrante do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens).

Paulo Roberto Montanaro

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Bacharel e Mestre em Imagem e Som pela mesma universidade. É servidor técnico-administrativo na UFSCar, com a função de Técnico de Laboratório Audiovisual, lotado na Coordenadoria de Inovações em Tecnologia para a Educação (CITE) na Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD) na UFSCar, atuando como Supervisor da Equipe Audiovisual, responsável pela produção de conteúdos didáticos-educativos, tais como vídeos, animações, jogos e aplicativos. Sua pesquisa atual tem como foco principal a questão da convergência midiática e da narrativa transmídia nos processos de mediação dentro do contexto da educação.ransmídia nos processos de mediação na educação.

Priscila Cristina Fiocco Bianchi

Pedagoga, Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior, Mestre em Educação (UFSCar) e Técnica em Assuntos Educacionais, da UFSCar. Atua no apoio pedagógico aos procedimentos avaliativos e autoavaliativos dos diferentes participantes no processo de ensino e aprendizagem e no apoio aos cursos e disciplinas presenciais que utilizam o Moodle em sua oferta. Interessa-se por temáticas relacionadas a EaD, avaliação da aprendizagem e ensino, aprendizagem pela EaD e ensino híbrido.

Priscila Menarin Cesario

Sou graduada em Pedagogia e mestre em Educação. Minha dissertação de mestrado versa sobre a aprendizagem da docência pela prática da tutoria virtual: formação, saberes, desafios e estratégias da docência na EaD. Tenho experiência como aluna de curso de EaD e facilidade em utilizar ambientes virtuais de aprendizagem. Fiz curso de formação para a tutoria virtual pela UFSCar. Também tenho 10 anos de experiência como docente de Educação Infantil e Ensino Fundamental na rede pública e privada.

Rogério Augusto Bordini

Rogério Augusto Bordini

Sergio Daniel Ferreira

Sergio Daniel Ferreira

Valéria Sperduti Lima

Mestre em Multimeios no Instituto de Artes da UNICAMP e doutora em Educação: Currículo, com especialidade em nova tecnologias na educação. Atua com formação docente em EaD e com metodologias de ensino e aprendizagem na modalidade a distância. Docente da UAB/UNIFESP, coordenadora de Formação de Profissionais em EaD na UAB/UNIFESP, coordenadora de Desenvolvimento Docente Prograd UNIFESP e coordenadora do núcleo pedagógico da UNASUS UNIFESP.

 

Para atuar como tutores, serão convidados profissionais (mestres e doutores) com formação especializada nas temáticas desenvolvidas nos componentes curriculares.

:: Equipe de apoio:

O curso contará com profissionais de apoio administrativo, logístico, tecnológico e pedagógico. A relação nominal com os respectivos contatos será disponibilizada em breve.