O Curso e suas Habilitações

:: Caracterização da formação:

. Nome do curso: Especialização em Educação e Tecnologias (com múltiplas habilitações)

. Proposta metodológica: Formação Aberta, Híbrida, Flexível e Integrada

. Modalidades: Educação a Distância e/ou Educação Presencial (por componente curricular)

. Reconhecimento: O curso está formalmente regulamentado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e, portanto, com validade e reconhecimento em todo o território nacional. Portanto, o curso de Educação e Tecnologias segue todas as orientações do MEC para cursos de pós-graduação lato sensu (especialização).

Habilitações disponíveis no Curso de Especialização em Educação e Tecnologias

O curso de Especialização em Educação e Tecnologias possibilita ao egresso a formação especializada em uma (ou mais) das seguintes habilitações:

  • Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)
  • Docência na Educação a Distância
  • Gestão da Educação a Distância
  • Produção e Uso de Tecnologias para Educação
  • Recursos de Mídias na Educação
Carga Horária

Ressalta-se que a carga horária e a duração do curso dependerá do tipo de formação desejada e da composição curricular que cada estudante adotar.

 

Curso de especialização

Carga horária mínima de 400 horas + TCC

 

 

Curso de aperfeiçoamento

Carga horária mínima de 180 horas 

 

 

Curso de extensão

Carga horária mínima de 60 horas

 

Duração do curso
 

Curso de especialização

 Aproximadamente 15 a 18 meses

 

Curso de aperfeiçoamento 

Aproximadamente 8 a 10 meses

 

 

Curso de extensão

Aproximadamente 2 a 4 meses

 

 

Observação: a duração é variável em função da composição curricular e da intensidade escolhidas pelo estudante)

 

Período para conclusão do curso

Turmas: 2016 e Março/2017

Considerando a duração de 18 meses da formação em especialização, o prazo para finalizar o curso é, aproximadamente, julho de 2018 , mesmo para quem deseja realizar mais de uma habilitação. Esse prazo inclui a realização do TCC (trabalho de conclusão de curso).

Turmas: Novembro 2017

Obs.: Para turmas futuras o calendário ainda não foi disponibilizado.

 

Encontros Presenciais

As atividades avaliativas e práticas pedagógicas ocorrem em encontros presenciais, a serem realizados em São Carlos-SP, São Paulo-SP e Brasília-DF, geralmente nas férias (janeiro e julho). Sob demanda, outras cidades podem ser atendidas. Na sede (São Carlos-SP), também podem haver encontros em abril ou outubro, desde que demandados por um grupo de estudantes. Ao longo do curso, o estudante deve participar de ao menos dois encontros presenciais, mas pode participar de todos os que desejar.

Observações sobre a interrupção do curso
  • O estudante pode interromper o curso a qualquer momento. Neste caso, poderá, a seu pedido, receber certificado de extensão ou aperfeiçoamento, se atingir as condições necessárias.
  • Se o estudante que interrompeu o curso desejar retomá-lo, poderá fazê-lo. Porém, a coordenação do curso não garante que todos os componentes curriculares sejam reofertados. Além disso, o prazo final de conclusão não é interrompido; ou seja, permanece sendo julho de 2018, para turmas de 2016 e Março/2017.

Ou seja, se o estudante fizer opção pelo curso de especialização (pós-graduação lato sensu, com carga horária superior a 400 horas-aula), com duração regular, terá 18 meses para finalizar todas as disciplinas do curso. Todavia, respeitados os limites da proposta, os estudantes poderão acelerar ou estender a duração do curso. Além disso, cada estudante pode requerer dispensa de disciplinas, por meio da certificação de competências.

Se assim o desejar, o estudante tem ainda a opção de realizar o curso de aperfeiçoamento, composto por carga horária superior a 180 horas-aula em componentes curriculares cursados. Em casos especiais e discutidos com a coordenação do curso, serão fornecidas declarações de participação em curso de extensão (carga horária superior a 60 horas-aula).

Semestralmente, nos meses de janeiro e julho (nas férias), podem haver encontros presenciais para discussão dos componentes cursados e para realizar atividades avaliativas presenciais pendentes. Sob demanda e sob análise da coordenação do curso, podem haver encontros presenciais trimestrais, para os estudantes realizarem as avaliações presenciais dos componentes já cursados. Esses encontros trimestrais e/ou semestrais serão agendados a cada semestre e socializados com os estudantes pelo ambiente virtual de aprendizagem.


Essas habilitações possibilitadas pelo Curso podem ser assim descritas:

Educação e tecnologias: Recursos de Mídias na Educação

Formação continuada de professores ou profissionais envolvidos com educação, permitindo-os pensar, produzir e usar as diferentes mídias e tecnologias (vídeo/TV, informática, rádio e impressos, etc), numa perspectiva crítica e criativa, de forma articulada à proposta pedagógica e a uma concepção interacionista de aprendizagem.

Educação e tecnologias: Produção e Uso de Tecnologias para Educação

Formação de especialistas na elaboração e na incorporação de diferentes tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, buscando maior comprometimento com o processo de transformação da sociedade brasileira pela adoção de tecnologias inovadoras nos processos de ensino e aprendizagem. O curso promoverá conhecimentos sobre a concepção e uso de diferentes tecnologias de apoio ao ensino-aprendizagem, dando atenção especial ao processo produtivo dessas tecnologias e às práticas pedagógicas que envolvem tais tecnologias.

Educação e tecnologias: Gestão da Educação a Distância

Formação do especialista no planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância, envolvendo aspectos organizacionais e institucionais, legais e normativos, técnico e logísticos, pedagógicos e didáticos, financeiros e recursos, composição de equipes etc.

Educação e tecnologias: Docência na Educação a Distância

Formação do especialista em planejamento do processo de ensino e aprendizagem para EaD mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação, incluindo o planejamento de materiais didáticos, trabalho solo ou em equipe, polidocência, organização de conteúdos, planejamento de AVA; acompanhamento dos estudantes virtuais, gestão de tutores e relacionamento com equipes de apoio, estruturas de feedback, docência-tutoria, docência-autoria, docência-formação etc.

Educação e tecnologias: Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)

Formação de especialistas para colaboração e apoio na concepção e projeto pedagógico de cursos para sistemas de Educação a Distância, incluindo apoio à produção e uso de tecnologias para EaD, orientação docente, gestão de equipes, definição de cronogramas dos cursos, auxílio à estruturação de materiais didáticos, guias de orientação/estudos para a modalidade e na organização da metodologia de ensino-aprendizagem para EaD.