:: Habilitações e componentes curriculares:

A proposta curricular do curso de especialização em Educação e Tecnologias foi organizada em cinco habilitações:

* Educação e Tecnologias: Gestão da Educação a Distância (G)
* Educação e Tecnologias: Docência na Educação a Distância (D)
* Educação e Tecnologias: Recursos de Mídias na Educação (M)
* Educação e Tecnologias: Produção e Uso de Tecnologias para Educação (T)
* Educação e Tecnologias: Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)  (P)

Para cada habilitação serão oferecidos conjuntos de componentes curriculares (disciplinas).

Pelo Quadro 1, a seguir, percebe-se que as habilitações consideram os componentes curriculares pela prioridade do conteúdo para a formação do perfil do egresso das habilitações. Sendo “Ob” para os componentes Obrigatórios para todas as habilitações, “Op” para componentes que podem ser considerados Optativos para a habilitação e “L” componentes que só podem ser considerados no rol dos Livres.

 

Quadro 1. Distribuição dos componentes curriculares, organizados por nome do componente e sua caracterização para cada habilitação.

Legenda: Prioridade Ob (Obrigatória); Op (Optativa); L (Livre)

 

G

Gestão da Educação a Distância

 

 

D

Docência na Educação a Distância

 

M

Recursos de Mídias na Educação

 

T

Produção e Uso de Tecnologias para Educação

 

P

Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)

Parte 1

Componentes curriculares

Caracterização

G D M T P
Acessibilidade na Educação a Distância Op Op L L Op
Ambientação e letramento digital Ob Ob Ob Ob Ob
Ambientes virtuais de aprendizagem Op Op L Op Op
Aplicações pedagógicas de Internet e redes sociais L L Op Op L
Aplicações pedagógicas de jogos digitais L L L Op L
Aplicações pedagógicas de Rádio, Web-rádio e pod cast L L Op L L
Aplicações pedagógicas de Televisão, web-tv e vídeo cast L L Op L L
Aplicações pedagógicas do audiovisual L L Op L L
Aplicações Pedagógicas em Produção musical na educação L L L Op L
Aprendizagem colaborativa nas comunidades em rede L Op Op L Op
Avaliação em processos de aprendizagem na Educação a Distância L Op L L Op
Convergências midiáticas e sociedades grafocêntricas digitais L L Op L L
Desenvolvimento do Projeto Integrador (TCC) Ob Ob Ob Ob Ob
Design de Jogos Educacionais L L L Op L
Direito digital na Educação a Distância Op L L L L
Docência virtual Op Op L L Op
Ecologias de aprendizagem e redes virtuais L Op Op Op L
Educação e Tecnologias: uma introdução ao curso Ob Ob Ob Ob Ob
Educação híbrida como estratégia educacional Op Op L L L
Educação, redes sociais e cultura digital L L L Op L
Estudante virtual e aprendizagem significativa na cultura digital Op Op L L Op
Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional Op Op Op Op Op
Flexibilidade pedagógica: espaço, tempo e currículo Op Op L L Op
Formação de professores e prática pedagógica com tecnologias Op Op Op Op Op
Gamificação e transmidiação Op L Op Op L
Gestão e institucionalização em Educação a Distância Op Op L L Op
Gestão estratégica da Educação a Distância Op L L L L
Gestão organizacional e estruturação da Educação a Distância Op L L L L
Gestão pedagógica em Educação a Distância Op Op L L Op
Inovações tecnológicas e inovações pedagógicas L Op L L Op
Integração de mídias na educação L L Op L Op
Introdução à modelagem e impressão 3D L L Op Op Op
Introdução à programação computacional para o educador L L Op Op Op
Introdução aos Jogos na Educação L L L Op Op
Parte 2

Componentes curriculares

Caracterização

G D M T P
Laboratório de educação e tecnologias Op Op Op Op Op
Legislação educacional e da Educação a Distância Op L L L L
Linguagem do rádio e da TV na educação L L Op Op Op
Linguagens, comunicação e tecnologia na educação L Op Op L L
M-learning: Educação e mobilidade L L L Op L
Metodologia de pesquisa e produção científica 1 Ob Ob Ob Ob Ob
Metodologia de pesquisa e produção científica 2 Ob Ob Ob Ob Ob
Metodologias ativas de aprendizagem Op Op L L Op
Mídias, comunicação e formação infanto-juvenil L L Op L L
Movimento Maker e STEAM: novas possibilidades de explorar currículos L L Op Op L
Noções elementares sobre Educação a Distância Op Op L L Op
Noções sobre didática na cultura digital: reflexões para uma boa prática docente L Op L L Op
Personalização da aprendizagem com os estilos de uso do virtual L Op L L Op
Planejamento do processo de ensino-aprendizagem em Educação a Distância Op Op L L Op
Planejamento e organização de animações para educação Op L Op Op Op
Planejamento e organização de mídia audiovisual para educação Op Op Op Op Op
Planejamento e organização de mídia escrita para educação Op Op Op Op Op
Planejamento e produção de e-books e hipermídias Op L Op Op L
Polidocência: configurações para a docência na Educação a Distância Op Op L L L
Produção de animações para educação L L Op Op Op
Produção de mídia audiovisual L L Op Op Op
Produção de mídia escrita Op L Op Op L
Robótica pedagógica L L L Op L
Sistema de tutoria e modelos de feedback Op Op L L Op
Tecnologia Assistiva na educação L L Op Op L
Tópicos especiais em Design Instrucional L L L L Op
Tópicos especiais em Docência na Educação a Distância L Op L L L
Tópicos especiais em Gestão da Educação a Distância Op L L L L
Tópicos especiais em Produção e Uso de Tecnologias para Educação L L L Op L
Tópicos especiais em Recursos de Mídias na Educação L L Op L L
Webconferência e sua aplicação pedagógica L L L L L