FAQ - Perguntas frequentes

:: O que você deseja saber sobre o curso de Especialização em Educação e Tecnologias?

Preparamos esta página com dúvidas que alguns interessados nos enviaram. Assim que novas questões aparecerem, vamos atualizando esta página. Consulte as questões abaixo e, caso continue em dúvidas, entre em contato conosco: edutec@ead.ufscar.br 

 

 1.    Aspectos logísticos:


1.1. Como faço para me inscrever no curso?

R: O processo de inscrição é composto por três passos:

:: OBSERVAÇÃO: quando o boleto é pago, são necessários aproximadamente dois dias úteis para a Fundação processar o pagamento e liberar o envio dos documentos. Assim, quando o interessado não recebe o link para envio dos documentos em até dois dias úteis após o pagamento da inscrição, faça contato pelo email do curso para auxílio: edutec@ead.ufscar.br


A documentação a ser enviada digitalmente é:

  • Cópia de diploma de graduação em curso reconhecido
  • Cópia legível de CPF 
  • Cópia legível de RG
  • Curriculum vitae atualizado
  • Justificativa, para pedido de bolsa, quando for o caso (deve ser elaborada de próprio punho; isto é, manuscrita).

Feita a inscrição, a documentação será conferida e analisada pela comissão de seleção. Se aprovado, será comunicada ao candidato a autorização para a matrícula.

Se o candidato assim preferir, não é necessário o deslocamento até São Carlos-SP para realizar a inscrição, pois a documentação será enviada apenas no formato digital. Quando da matrícula, será solicitada a documentação em papel, a ser enviada pelos correios.

Nenhum candidato, mesmo os interessados na bolsa, está isento da taxa de inscrição (e de matrícula). Para participar da seleção, os interessados devem concluir a inscrição. Saiba mais em: http://edutec.ead.ufscar.br/index.php?r=pages/view&id=10 

 

1.2. Qual a duração do curso?

R: O curso de especialização tem duração aproximada de 18 meses, mas pode ser condensado ou expandido, de acordo com o interesse do estudante. O curso de aperfeiçoamento tem duração de 12 meses, aproximadamente.

 

1.3. O curso será presencial ou a distância?

R: O aluno escolhe o que for melhor para suas condições. A cada componente curricular, o estudante poderá realizar o curso presencialmente ou pela Educação a Distância (EaD). O aluno pode, inclusive, realizar alguns componentes presencialmente e outros pela EaD. 

 

1.4. Onde o curso será realizado?

R: As ofertas pela Educação a Distância ocorrerão pelo ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), permitindo ao estudante realizar as atividades de qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet. As ofertas presenciais ocorrerão na sede da UFSCar, em São Carlos-SP, nos dias de sexta-feira (noite) e sábado (manhã e tarde).

 

1.5. Onde e como o aluno realiza as avaliações?

R: Parte das avaliações em cursos virtuais será realizada presencialmente e outra parte a distância. Assim, as avaliações presenciais serão realizadas em São Carlos-SP, na sede da UFSCar. Sob agendamento com a coordenação, o estudante poderá realizar as atividades avaliativas a cada três meses ou semestralmente. As avaliações virtuais devem ser realizadas no ambiente virtual de aprendizagem, conforme agenda e orientações do docente.

 

1.6. Qual a duração de cada oferta dos componentes curriculares?

R: A oferta de cada componente curricular tem duração aproximada de quatro (4) semanas, podendo se estender por uma ou duas semanas a mais, a depender das particularidades do conteúdo tratado.

 

 

 2.    Investimento ($):

 

2.1. O curso é gratuito?

R: Não. Esse curso de especialização em Educação e Tecnologias não possui financiamento governamental, sendo necessário que os estudantes paguem pela oferta dos componentes curriculares. Na medida do possível, buscamos reduzir os valores das mensalidades e dar alguns descontos nas taxas. Saiba mais em: http://edutec.ead.ufscar.br/index.php?r=pages/view&id=10

 

2.2. Quanto pagarei pela formação?

R: O investimento previsto é o seguinte: R$ 60,00 (sessenta reais) de taxa de inscrição; R$ 320,00 (trezentos e vinte reais) de taxa de matrícula; e 18 parcelas de R$ 370,00 (trezentos e setenta reais) de mensalidades. Para pagamentos sem atraso, serão ofertados 5% de desconto; assim, serão 18 parcelas de R$ 351,50. Saiba mais em: http://edutec.ead.ufscar.br/index.php?r=pages/view&id=10

Destaca-se que esses valores referem-se ao desenvolvimento dos componentes curriculares de cada habilitação, a ser realizada no período de 18 meses. Como o curso possibilita realizar mais d euma habilitação e permite aceleração dos estudos, os valores do curso podem sofrer alterações.

 

2.3. Quais as opções de pagamento pela formação?

R: Para facilitar o investimento do estudante, preparamos algumas formas de pagamento, com descontos progressivos:

  •  Pagamento mensal (desconto de 5%, para quem pagar sem atraso)
  •  Pagamento de 3 parcelas adiantadas (desconto de 10%)
  •  Pagamento de 6 parcelas adiantadas (desconto de 15%)
  •  Pagamento de 12 parcelas adiantadas (desconto de 20%)
  •  Pagamento de 15 parcelas adiantadas (desconto de 25%)
  •  Pagamento do curso todo a vista (desconto de 30%)

 

2.4. Serão distribuídas bolsas?

R: Sim, serão oferecidas algumas bolsas de estudos, numa proporção de até 5% das matrículas (pagantes), a serem distribuídas nas seguintes condições:

a) Para distribuição, os pedidos serão agrupados em três blocos: 1) servidores da UFSCar, 2) desempregados e professores da rede pública de educação básica e 3) demais candidatos interessados.

b) Para o bloco 1, serão destinadas 40% das vagas e, para o bloco 2, também 40% das vagas. Os 20% restantes, serão destinados aos outros interessados (bloco 3).

c) Em todos os casos, o candidato deverá justificar o pedido de próprio punho e comprovar sua condição (de ser servidor, de estar desemprego etc.).

d) Para atender a um maior número de pessoas, será dada prioridade a bolsas parciais de 20, 30, 40 ou 50% do valor do curso. Somente em casos excepcionais, que serão estudados pela coordenação do curso, será oferecida bolsa integral a um interessado.

e) Após definidos os candidatos de cada grupo (blocos 1, 2 e 3), as bolsas serão distribuídas por meio de sorteio, a ser realizado em momento e espaço predeterminado e aberto ao público interessado.

f) De acordo com o tamanho das turmas, a quantidade de bolsas pode sofrer alteração para mais ou para menos (respeitado o limite de 5% da quantidade de matriculados). 

e) Em nenhum caso, haverá isenção das taxas de inscrição e de matrícula. Ou seja, bolsistas também deverão pagar pela sua inscrição e matrícula.

 

 

 3.    Aspectos administrativos e legais:

 

3.1. O curso é reconhecido?

R: Sim. O curso segue todas as orientações legais do governo e da instituição para cursos de especialização, aperfeiçoamento ou extensão. A proposta passou pelas tramitações internas na UFSCar, estando registrado em todas as instâncias necessárias.

 

3.2. Quais são os requisitos mínimos para realizar o curso?

R: O candidato deve, no mínimo: 

  • Comprovar ser graduado (apresentar diploma de nível superior reconhecido)
  • Enviar ficha de inscrição específica (preenchimento online)
  • Apresentar currículo atualizado
  • Apresentar cópia de identidade, CPF, comprovante de endereço
  • Apresentar comprovante de pagamento referente ao componente curricular em que deseja se matricular

 

3.3. Quais certificações são possíveis nesta formação?

R: A proposição principal do curso é a especialização em Educação e Tecnologias (com 360h/a ou mais) , mas também será possibilitada a certificação parcial como curso de aperfeiçoamento em Educação e Tecnologias (carga horária superior a 180 horas) e como curso de extensão (60 horas ou mais). O curso de Especialização lato sensu em Educação e Tecnologias possibilitará cinco habilitações, sendo o certificado atribuído da seguinte forma:

  • Especialização em Educação e Tecnologias: Gestão da Educação a Distância
  • Especialização em Educação e Tecnologias: Mídias na Educação
  • Especialização em Educação e Tecnologias: Docência Virtual
  • Especialização em Educação e Tecnologias: Produção e Uso de Tecnologias para Educação
  • Especialização em Educação e Tecnologias: Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)

3.4. Quantas habilitações um estudante pode realizar?
 
R: O estudante quem compõe sua matriz curricular e estrutura sua trilha pedagógica. Assim, ele poderá realizar uma ou mais habilitações ao mesmo tempo. Todavia, a coordenação do curso não recomenda que um estudante realize mais do que duas habilitações por vez, pois o tempo de dedicação ao curso seria comprometido e o rendimento pode ser insuficiente. Além disso, é importante que o estudante observe que a escolha por habilitações leva em conta dois aspectos relevantes: a) os valores pagos nas mensalidades equivalem a uma habilitação; e b) na segunda habilitação (ou seguintes), o estudante pode requerer obtenção de equivalência dos componentes curriculares já realizados nas habilitações realizadas anteriormente.

 

 

 4.    Aspectos pedagógicos:

 

4.1. Quais mídias o curso adotará?

R: Cada componente curricular do curso oferecerá ao estudante conteúdos em mídias escrita (ebook), ambiente virtual de aprendizagem (Moodle), audiovisual (videoaula), webconferência entre outras.


4.2. Quantas habilitações posso fazer por vez?

R: Recomendamos que cada aluno faça apenas uma habilitação por vez (ou no máximo duas). Ao terminar a primeira habilitação, o estudante pode dispensar (sob análise da coordenação) os componentes já cursados na primeira habilitação. Destaca-se que o estudante pode acelerar os estudos ou prolongar a conclusão. Todavia, isso influenciará na quantidade de horas que o estudante dedicará aos estudos e, também, no valor pago  pela formação. Mais detalhes, consulte o link investimento. Em caso de dúvidas, procurar a coordenação pelo email: edutec@ead.ufscar.br


4.3. O que é unidade mínima de medida nesse curso?

R: Neste curso, uma unidade de medida é entendida como a menor parcela de um todo. Assim, a unidade mínima de medida para composição de uma matriz de formação flexível é o componente curricular, definido aqui como estudos temáticos com carga horária básica de 15 horas-aula. Em outras palavras, um componente curricular no curso de Especialização em Educação e Tecnologias representa o átomo da proposta, a unidade indivisível e constituinte das outras. Em termos práticos, se o estudante deseja realizar parte do curso a distância e outra parte presencialmente, deve fazer isso para cada componente curricular: realizar alguns pela EaD e outros de modo presencial.


4.4. Quantas unidades de medida (ou componentes curriculares) têm em cada certificação?

R: Sabendo que, por exemplo, a carga horária mínima dos cursos de especialização é de 360 horas-aula, cada estudante pode organizar sua proposta de curso a partir de 25 componentes curriculares de 15 horas-aula. Ou seja, dividindo-se 360 por 15 temos 24 unidades (+Trabalho Monográfico). Assim, para concluir um curso de especialização, o estudante deve concluir satisfatoriamente 24 componentes curriculares e o trabalho monográfico.

 

4.5. Quais são os critérios de avaliação do curso?

R: Os seguintes elementos serão considerados na avaliação do aluno:

  • Atividades avaliativas no ambiente virtual ou em sala de aula
  • Avaliações objetivas e/ou dissertativas (provas e similares)
  • Elaboração e apresentação de trabalhos específicos
  • Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso (material escrito, produto midiático de intervenção social e similares)
  • Apresentação pública da monografia/TCC

4.6. Como são constituídas as avaliações em termos de critérios, notas e frequência mínima?

R: Os seguintes elementos serão considerados na avaliação do aluno: 

  • Atividades avaliativas no ambiente virtual ou em sala de aula
  • Avaliações objetivas e/ou dissertativas (provas e similares)
  • Elaboração e apresentação de trabalhos específicos
  • Trabalho Monográfico de Conclusão de Curso (material escrito, produto midiático de intervenção social e similares)
  • Apresentação pública da monografia/TCC


Na avaliação do desempenho do aluno em cada componente curricular, será considerada média mínima de 60% do total. A frequência mínima para aprovação é, conforme legislação, 75% das atividades de cada componente curricular.


4.7. Como será feita a composição das turmas?

R: Cada turma virtual será composta por, no mínimo 150 estudantes. As turmas presenciais serão compostas por grupos de, aproximadamente, 50 alunos. Durante o curso, as turmas podem ser reorganizadas em função da oferta dos componentes curriculares, respeitando as opções dos estudantes e as limitações de flexibilidade postas pelo modelo pedagógico.


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Grupo Horizonte
Secretaria do Curso Educação e Tecnologias
Universidade Federal de São Carlos
E-mail: edutec@ead.ufscar.br
WhatsApp: (16) 98124-2040
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