Organização Curricular

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR: distribuição dos componentes curriculares por habilitação

 

A proposta curricular do curso de especialização em Educação e Tecnologias foi organizada em cinco habilitações:

 

  •  Educação e Tecnologias: Gestão da Educação a Distância (G)
  •  Educação e Tecnologias: Docência na Educação a Distância (D)
  •  Educação e Tecnologias: Mídias na Educação (M)
  •  Educação e Tecnologias: Produção e Uso de Tecnologias para Educação (T)
  •  Educação e Tecnologias: Projeto e Desenho Pedagógico (Design Instrucional)  (P)

 

Para cada habilitação serão oferecidos conjuntos de componentes curriculares (disciplinas). Pelo Quadro 1, a seguir, percebe-se que as habilitações (G=Gestão; D=Docência; M=Mídias; T=Tecnologias; P=Projetista) consideram os componentes curriculares pela prioridade do conteúdo para a formação do perfil do egresso das habilitações. Sendo “N” para os componentes Necessários para todas as habilitações, “O” para componentes que podem ser considerados Prioritários para a habilitação e “L” componentes que só podem ser considerados no rol dos Livres.

 

Quadro 1. Distribuição dos componentes curriculares, organizados por semestres, blocos de oferecimento, nome do componente e sua caracterização para cada habilitação.

 

:: Legenda: Prioridade N (Necessária); O (Optativa); L  (Livre)

G

Gestão da Educação a Distância)

D

Docência na Educação a Distância

M

Mídias na Educação

T

Produção e Uso de Tecnologias para Educação

P

Projeto e Desenho Pedagógico (Design Instrucional)

 

PRIMEIRO SEMESTRE – 4 BLOCOS

 

Bloco 1

Caracterização

G

D

M

T

P

Ambientação e letramento digital

N

Introdução à Educação e Tecnologias (sobre o curso)

N

Formação, tecnologia e cultura digital

O

O

O

O

O

               

 

Bloco 2

Caracterização

G

D

M

T

P

Aplicações pedagógicas de mídias escritas, e-books e hipermídias

L

L

O

O

L

Aplicações pedagógicas do audiovisual

L

L

L

L

L

Aprendizagem colaborativa e comunidades em rede

L

O

O

L

O

Inovações tecnológicas e inovações pedagógicas

L

O

L

L

O

Legislação educacional e da Educação a Distância

O

L

L

L

L

 

Bloco 3

Caracterização

G

D

M

T

P

 

Acessibilidade na Educação a Distância

O

0

L

L

O

 

Aplicações pedagógicas de Internet e redes sociais

L

L

O

O

L

 

Linguagens, comunicação e tecnologia na educação

L

O

O

L

L

 

Mídias, comunicação e formação infanto-juvenil

L

L

O

L

L

 

Noções elementares sobre Educação a Distância (EaD)

N

 

 

Bloco 4

Caracterização

G

D

M

T

P

Desenvolvimento do projeto integrador (Trabalho de Conclusão de Curso)

N

 

SEGUNDO SEMESTRE – 5 BLOCOS

Bloco 5

Caracterização

G

D

M

T

P

Educação, redes sociais e cultura digital

L

O

O

L

L

Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional

O

O

O

O

O

Introdução à gestão organizacional

O

L

L

L

L

Robótica pedagógica

L

L

L

L

L

Tecnologias e sociedade

L

L

O

L

L

 

Bloco 6

Caracterização

G

D

M

T

P

Ambientes virtuais de aprendizagem

L

L

O

O

O

Avaliação em processos de aprendizagem na EaD

L

O

L

L

O

Direito digital na EaD

O

L

L

L

L

Estilos de aprendizagem na EaD

L

O

L

L

O

Metodologia de pesquisa e produção científica: fundamentos e concepção

N

 

Bloco 7

Caracterização

G

D

M

T

P

Aplicações pedagógicas de jogos digitais

L

L

L

O

L

Convergências midiáticas e sociedades grafocêntricas digitais

L

L

O

L

L

Docência virtual

L

O

L

L

L

Gestão estratégica da Educação a Distância

O

L

L

L

L

Tecnologia assistiva na educação

O

L

L

L

O

 

Bloco 8

Caracterização

G

D

M

T

P

Informática na educação

L

L

O

L

L

Integração de mídias na educação

L

L

O

L

O

Planejamento e organização de animações para educação

L

L

L

O

O

Planejamento e organização de mídia audiovisual para educação

O

O

L

O

O

Webconferência e sua aplicação pedagógica

L

L

L

L

L

 

Bloco 9

Caracterização

G

D

M

T

P

Aplicações pedagógicas de Rádio, Web-rádio e pod cast

L

L

L

L

L

Aplicações pedagógicas de Televisão, web-tv e vídeo cast

L

L

L

L

L

Planejamento do processo de ensino e aprendizagem em EaD

O

O

L

L

O

Planejamento e organização de jogos e aplicativos educacionais

L

L

L

O

O

Laboratório de ensino em EaD

N

             

 

TERCEIRO SEMESTRE – 4 BLOCOS

Bloco 10

Caracterização

G

D

M

T

P

Formação de professores e prática pedagógica com tecnologias

L

O

O

L

L

Gestão pedagógica em Educação a Distância

O

O

L

L

O

Planejamento e organização de mídia escrita para educação

O

O

L

O

O

Polidocência: configurações para a docência na EaD

O

O

L

L

L

Produção de jogos educacionais

L

L

L

O

L

Produção de mídia audiovisual

L

L

L

O

L

 

Bloco 11

Caracterização

G

D

M

T

P

 

Flexibilidade pedagógica: espaço, tempo e currículo

O

L

L

L

L

Gestão organizacional aplicada aos sistemas de Educação a Distância

O

L

L

L

L

 

Produção de animações para educação

L

L

O

O

L

Produção de mídia escrita

L

L

L

O

L

Produção musical na educação

L

L

O

O

L

Metodologia de pesquisa e produção científica: execução e socialização

N

 

 

 

 

 

Bloco 12

Caracterização

G

D

M

T

P

Educação híbrida como estratégia educacional

O

O

L

L

L

E-mobile: Educação e mobilidade

L

L

L

O

L

Gamificação e transmidiação

O

L

O

O

L

Gestão e cultura organizacional: bases para pensar a gestão da EaD

O

L

L

L

L

Linguagem do rádio e da TV na educação

L

L

O

O

O

Sistema de tutoria e modelos de feedback

L

O

L

L

O

 

Bloco 13

Caracterização

G

D

M

T

P

Tópicos especiais em Gestão da Educação a Distância

O

L

L

L

L

Tópicos especiais em Docência na Educação a Distância

L

O

L

L

L

Tópicos especiais em Mídias na Educação

L

L

O

L

L

Tópicos especiais em Produção e Uso de Tecnologias para Educação

L

L

L

O

L

Tópicos especiais em Design Instrucional

L

L

L

L

O

               

 

Bloco 14

Caracterização

G

D

M

T

P

Trabalho de Conclusão de Curso (Finalização do Projeto Integrador)

N

 

 


Realização


Apoio


Contato

Grupo Horizonte
Secretaria do Curso Educação e Tecnologias
Universidade Federal de São Carlos
E-mail: edutec@ead.ufscar.br
WhatsApp: (16) 98124-2040
Facebook:
Youtube:


Acesso