Formação de Professores na Cultura Digital

Formação do especialista em planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital, explorando as diversas possibilidades de composição de práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais de informação e comunicação, tais como: curadoria e organização de conteúdos e planejamento de materiais didáticos, feedback/acompanhamento dos estudantes, formação docente para a exploração das metodologias de aprendizagem ativa e significativa e para o desenvolvimento de estratégias pedagógicas baseadas nas tecnologias digitais.


Detalhes do Curso

  • Carga Horária 400h + TCC
  • Duração 18 meses
  • Componentes NFO
    (Núcleo Formativo Obrigatório)
    5
  • Componentes NFE
    (Núcleo Formativo Específico)
    10
  • Componentes NFC
    (Núcleo Formativo Complementar)
    5
40 students
  • Ambientação e letramento digital
  • Desenvolvimento do Projeto Integrador (TCC)
  • Educação e Tecnologias: uma introdução ao curso
  • Metodologia de pesquisa e produção científica 1
  • Metodologia de pesquisa e produção científica 2
  • Acessibilidade na Educação a Distância
  • Ambientes virtuais de aprendizagem: uma aplicação básica no Moodle
  • Aplicações pedagógicas de Internet e redes sociais
  • Aplicações pedagógicas de jogos digitais
  • Aplicações pedagógicas de Rádio, Web-rádio e pod cast
  • Aplicações pedagógicas de Televisão, web-tv e vídeo cast
  • Aplicações pedagógicas do audiovisual
  • Aplicações Pedagógicas em Produção musical na educação
  • Criação e gestão de negócios em educação e tecnologias
  • Desenho universal para a aprendizagem com apoio de tecnologias digitais
  • Didática e atribuições do professor na cultura digital
  • Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional
  • Formação de Professores e o TPACK: aportes sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo
  • Geotecnologias aplicadas à educação
  • Inovações tecnológicas e inovações pedagógicas
  • Introdução à programação computacional para o educador
  • Laboratório de educação e tecnologias
  • Linguagem cinematográfica e audiovisual em contexto educativo
  • Metodologias ativas de aprendizagem
  • Mídias, comunicação e formação infanto-juvenil
  • Movimento Maker e abordagem STEAM como estratégias pedagógicas para explorar currículos
  • Personalização da aprendizagem com os estilos de uso do virtual
  • Planejamento e organização de animações para educação
  • Planejamento e organização de mídia audiovisual para educação
  • Planejamento e produção de e-books e hipermídias
  • Prática pedagógica com tecnologias digitais
  • Produção de animações para educação
  • Produção de mídia audiovisual para educação
  • Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital
  • Aportes sobre a docência virtual
  • Aprendizagem colaborativa nas comunidades em rede
  • Avaliação em processos de aprendizagem na Educação a Distância
  • Cultura digital e convergência midiática na educação
  • Design de Jogos Educacionais
  • Direito digital na Educação
  • Ecologias de aprendizagem e redes virtuais
  • Educação híbrida como estratégia educacional
  • Educação, redes sociais e cultura digital
  • Estudos sobre Educação a Distância: noções elementares
  • Flexibilidade pedagógica: espaço, tempo e currículo
  • Gamificação, transmidiação e aprendizagem
  • Gestão estratégica da Educação a Distância
  • Gestão organizacional e suas contribuições para a Educação a Distância
  • Gestão pedagógica em Educação a Distância
  • Institucionalização da modalidade de Educação a Distância
  • Integração de mídias na educação
  • Introdução à modelagem e impressão 3D
  • Introdução aos Jogos na Educação
  • Legislação educacional e da Educação a Distância
  • Linguagem do rádio e da TV na educação
  • Linguagens, comunicação e tecnologia na educação
  • M-learning: Educação e mobilidade
  • Planejamento do processo de ensino-aprendizagem em Educação a Distância
  • Planejamento e Produção de Material escrito para Educação
  • Polidocência e Equipes de Trabalho na Educação a Distância
  • Reflexões sobre robótica pedagógica
  • Sistema de tutoria e modelos de feedback
  • Tecnologia Assistiva na educação
  • Tópicos especiais em Design Instrucional
  • Tópicos especiais em Docência na Educação a Distância
  • Tópicos especiais em Formação de Professores na cultura digital
  • Tópicos especiais em Gestão da Educação a Distância
  • Tópicos especiais em Jogos e Gamificação na Educação
  • Tópicos especiais em Metodologias ativas de aprendizagem
  • Tópicos especiais em Produção e Uso de Tecnologias para Educação
  • Tópicos especiais em Recursos de Mídias na Educação
  • Webconferência e sua aplicação pedagógica
X