Informações

Instruções:

  • Apenas cópias simples dos documentos são necessárias
  • Formatos aceitos: PDF, JPG, GIF, PNG
  • Para o currículo: DOC, DOCX, PDF, JPG, GIF, PNG
  • Justificativa: opcional, em caso de pedido de bolsa, o documento deve ser escrito de próprio punho
  • Justificativa de próprio punho e documentos comprobatórios (holerites, declarações etc.) em um único arquivo (ZIP).
  • Tamanho máximo dos arquivos: 2MB

  • Documentos:

  • CPF
  • RG
  • Diploma da maior titulação
  • Comprovante de residência
  • Currículo (Lattes ou comum)
  • Justificativa de próprio punho (apenas para alunos bolsistas)

  • Estes documentos deverão ser enviados no formulário de inscrição.

    O Curso Educação e Tecnologias não possui financiamento governamental, sendo necessário que os estudantes paguem pela oferta dos componentes curriculares.


    Valores

    O curso de Educação e Tecnologias é ofertado em três níveis: Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão.

    Confira abaixo o investimento para cada um deles.

    * Especialização: 1ª Habilitação *

    • Matrícula: R$ 350,00
    • Curso: R$ 6.660,00
    • Formas de pagamento: apenas boleto.
    • Opções de pagamento:
      1) Parcelado em 18 x R$ 370,00 + matrícula
      2) À vista com 20% de desconto (R$ 5328,00 + matrícula = R$ 5.678,00)

       Obs.1: BOLSA DE ESTUDOS (apenas para 1ª habilitação)  e somente para alunos de especialização. Confira mais detalhes e critérios no item "bolsa de estudos", ao final desta página (abaixo).Obs.2: O valor oficial da mensalidade é 370,00. Todavia, para pagamentos antes do vencimento, será considerado o desconto de 5%. Dessa forma, o valor da mensalidade fica em R$350,00

    :. Dica: Assista também ao vídeo explicativo.

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    * Especialização: 2ª Habilitação *

    • Valor: R$ 3.150,00
    • Formas de pagamento: apenas boleto.
    • Opções de pagamento:
      1) Parcelado em 9 x R$ 350,00 
      2) À vista com 15% de desconto (R$ 2.677,00)

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    * Especialização: 3ª Habilitação *

    • Valor: R$3.150,00
    • Formas de pagamento: apenas boleto.
    • Opções de pagamento:
      1) Parcelado em 9 x R$ 350,00 
      2) À vista com 15% de desconto (R$ 2.677,00)
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       :. Atenção!  A 2ª (e/ou 3ª) habilitação pode ser realizada concomitantemente ou consecutivamente. São opcionais e suas parcelas devem ser pagas durante a realização dos respectivos componentes (ou antecipadamente). Para mais informações e outras opções de pagamento entre em contato com a secretaria do curso: edutec@ufscar.br

    * Aperfeiçoamento *

    • Matrícula: R$ 350,00
    • Curso: R$ 3.500,00

    • Formas de pagamento: apenas boleto.
    • Opção de pagamento: parcelado em 10 x R$350,00 + matrícula. 

    Obs.: Não há opção de bolsa de estudos para o nível de Aperfeiçoamento. 

    :. Dica: Assista também ao vídeo explicativo.

    * Extensão *

    • Matrícula: R$ 350,00
    • Curso: R$ 1.400,00

    • Formas de pagamento: apenas boleto.
    • Opção de pagamento: parcelado em 4 x R$350,00 + matrícula. 


      Obs.: Não há opção de bolsa de estudos para curso em nível de Extensão

    :. Dica: Assista também ao vídeo explicativo.

    Forma de Pagamento

    A única forma de pagamento é por meio de boleto, via FAI (Fundação UFSCar).

    Pelo sistema FAI (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), acessível na Área do Aluno do site, depois de confirmada sua matrícula. 

    A FAI (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) é o órgão que, entre outras coisas, cuida dos pagamentos e recebimentos para os cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização da UFSCar. Esta Fundação que auxilia o curso EduTec na parte financeira para oferta do curso.

    Após completar a sua inscrição (online) no EduTec, a sua documentação passará por uma análise e depois de aprovada a matrícula, a secretaria entrará em contato com você através do seu e-mail informado na inscrição indicando o link para cadastro na plataforma da FAI. A partir desse cadastro, terá acesso normalmente à plataforma da Fundação.

    Quando receber o link da plataforma FAI, será solicitado um cadastro com dados pessoais, quando deverá escolher também a categoria desejada no curso EduTec. No ato da matrícula, você deve ter em mente duas questões:

    • Primeiro: em qual nível do curso você está se inscrevendo? Lembrando que nosso curso oferece três níveis diferentes: Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão.
    • Segundo: escolheu seu nível? Perfeito, agora veja qual opção de pagamento você deseja, parcelado ou à vista.

    Portanto, você deve escolher a categoria que possua estas duas informações (nível de formação e a opção de pagamento). Considere ainda:

    • Verá que, para os níveis de Aperfeiçoamento e Extensão, o curso oferece a opção de pagamento parcelado.
    • Para o nível de Especialização, são oferecidas duas opções de pagamento (parcelado ou à vista). Para pagamento à vista, você terá a opção de pagar a matrícula junto com o valor total do curso ou matrícula e no mês seguinte o valor total do curso.

    :. Dica: É  muito importante que o estudante esteja sempre atento às informações financeiras e investimento do seu curso. Em caso de dúvidas, a secretaria EduTec está à disposição: edutec@ufscar.br

    Quando receber o link da plataforma FAI, você deverá realizar um cadastro diretamente no sistema da Fundação FAI-UFSCar, lembrando que esse sistema não é o mesmo sistema do EduTec . Será necessário o preenchimento dos seus dados para emissão do contrato, boletos e outros documentos relacionados com a parte financeira do Curso.

    Obs.: É Importante lembrar que o acesso aos seus boletos durante todo o curso será por esse mesmo link. Então, recomendamos que anote-o, assim como o seu login e a sua senha!



    Bolsas de Estudo (apenas em nível de especialização)

    Podem solicitar bolsas de estudo, para um habilitação do curso de especialização EduTec, os seguintes perfis de estudante:

    • Servidores/servidoras da UFSCar;
    • Pessoas desempregadas; e
    • Professores e professoras da educação básica (prioritariamente professores da educação pública).

    * Bolsa de Estudos - apenas para 1ª Habilitação *

    Em caso de bolsa parcial, o estudante deverá investir:

    • Matrícula: R$ 350,00
    • Curso: R$ 3.960,00 (equivalente a 40% do valor formal da mensalidade de R$370,00)
    • Formas de pagamento: apenas boleto.
    • Opção de pagamento: parcelado em 18 x R$ 220,00 + matrícula


     Atenção!  Você saberá se obteve ou não aprovação em sua solicitação para bolsa de estudos antes de realizar o pagamento da matrícula.

    Para solicitar a bolsa de estudos, siga as seguintes instruções:

    No momento da sua inscrição (online), você deverá indicar o seu interesse em concorrer à bolsa e enviar a seguinte documentação:

    • Justificativa de próprio punho (declaração):
      Uma carta escrita à mão (digitalizada), com um texto similar a este: "Eu (preencher com seu nome completo), portador(a) do CPF (preencher com seu CPF), justifico por meio deste documento a minha solicitação de bolsa de estudos, por estar contemplado nos critérios para obtenção da bolsa de estudos. Informo que, atualmente, sou/estou [preencher com sua situação: professor(a) da educação básica, desempregado(a) ou servidor(a) da UFSCar]. Para comprovação, segue em anexo documentos específico. (Colocar ao final a sua cidade, data e assinatura)".
    • Comprovante:- Professores(as) de educação básica: Holerite ou Declaração de vínculo emitida pela Unidade Escolar;- Servidores da UFSCar (São Carlos): Holerite ou Declaração de vínculo emitida pela UFSCar; ou- Desempregados: cópia da carteira de trabalho (da primeira página até a página na qual consta o último registro).

    No formulário de inscrição, enviar esta documentação em "justificativa de próprio punho", conforme indica a figura abaixo.

    Serão oferecidas algumas bolsas de estudos, numa proporção de até 10% das matrículas efetivas (pagantes), a serem distribuídas nas seguintes condições:

    • Para distribuição, os pedidos serão agrupados em dois blocos: 1) Servidores/as da UFSCar; 2) Desempregados/as + professores/as da educação básica
    • Para o bloco 1, serão destinadas 40% das vagas e, para o bloco 2, serão 60% das vagas. 
    • Em qualquer caso, o(a) candidato(a) deverá justificar o pedido e comprovar sua condição [de docência, de ser servidor ou de estar desempregado(a)].
    • Observa-se que, de acordo com o tamanho das turmas, a quantidade de bolsas pode sofrer alteração para mais ou para menos (respeitando a referência aproximada de 10% da quantidade de matriculados-pagantes).
    • Por critério institucional, em nenhum caso, haverá isenção da taxa de matrícula (ou seja, mesmo os bolsistas deverão pagar pela sua matrícula).






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