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Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)
Design Instrucional (Projeto e Desenho Pedagógico)
Formação de especialistas para colaboração e apoio na concepção de projeto pedagógico de cursos para sistemas de Educação a Distância, incluindo apoio à produção e uso de...
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Docência na Educação a Distância
Docência na Educação a Distância
Formação do especialista em planejamento do processo de ensino e aprendizagem para EaD mediada por tecnologias digitais de informação e comunicação, incluindo o planejamento de materiais...
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Formação de Professores na Cultura Digital
Formação de Professores na Cultura Digital
Formação do especialista em planejamento e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem no contexto da cultura digital, explorando as diversas possibilidades de...
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Gestão da Educação a Distância
Gestão da Educação a Distância
Formação do especialista no planejamento estratégico, organização, direção e controle de sistemas de Educação a Distância, envolvendo aspectos organizacionais e...
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Jogos e Gamificação na Educação
Jogos e Gamificação na Educação
Formação de especialistas na identificação, análise e aplicação de jogos no contexto educacional, considerando aspectos técnico-pedagógicos e explorando as possibilidades pedagógicas das estratégias...
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Metodologias ativas de aprendizagem
Metodologias ativas de aprendizagem
Formação de especialistas na identificação, proposição e aplicação de estratégias pedagógicas para a inovação e promoção da aprendizagem ativa e/ou aprendizagem significativa, explorando as diversas possibilidades...
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Produção e Uso de Tecnologias para Educação
Produção e Uso de Tecnologias para Educação
Formação de especialistas na elaboração e na incorporação de diferentes tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional, buscando maior comprometimento com o processo de transformação...
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Recursos de Mídias na Educação
Recursos de Mídias na Educação
Formação continuada de professores ou profissionais envolvidos com educação, permitindo-os pensar, produzir e usar as diferentes mídias e tecnologias (vídeo/TV, informática, rádio e impressos etc.), numa perspectiva...
Caracterização da Formação em Nível de Especialização
Proposta metodológica: Formação aberta, flexível, híbrida e integrada.
Modalidade: Educação a Distância.
Carga horária: mínimo de 400 horas + Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)(opcional).
Duração do curso (duração de referência): aproximadamente 18 meses (a duração é variável em função da composição curricular e da intensidade da formação escolhida pelo estudante .|. Há estudantes que concluem o curso em 12 e outros em 24 meses).
Público alvo: esse programa de formação é destinado a profissionais, graduados em qualquer área de atuação, interessados na melhor compreensão das particularidades da relação entre a Educação e as Tecnologias, seja na forma presencial ou a distância. A formação promoverá a construção de conhecimentos envolvidos na incorporação de tecnologias diversas no contexto educacional, considerando a perspectiva da produção e/ou do uso das tecnologias e materiais didáticos, do ensino-aprendizagem, das linguagens midiáticas etc. A proposta busca atender aos educadores e demais profissionais graduados interessados na temática, seja na educação básica, superior, corporativa ou autônomos.
Divisão da carga horária: para uma habilitação, as 400 horas são dividias em 20 horas por componente: serão 20 componentes ao todo, sendo 5 obrigatórios (Núcleo Formativo Obrigatório - NFO), 10 específicos (Núcleo Formativo Específico - NFE) e 5 complementares (Núcleo Formativo Complementar). Entre os 5 obrigatórios, um auxilia os estudantes a entender o curso, outro ajuda na ambientação para realizar atividades virtuais e os outros 3 estão relacionados ao TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Núcleo Formativo Específico X Complementar, qual a diferença? O nosso curso possui um tema geral (Educação e Tecnologias), mas o estudante pode direcionar a formação para oito (8) focos (habilitações) distintos. Portanto, o curso EduTec oferece mais de 70 componentes, todos relacionados ao tema geral (Educação e Tecnologias), mas podem ser separados por habilitações, agrupando aproximadamente 20 a 30 mais próximos de uma habilitação ou outra. Isto é, alguns componentes são específicos para determinada habilitação e o restante são complementares. Por exemplo, um mesmo componente pode ser específico para quem faz a habilitação X e, todavia, pode ser complementar para quem faz a habilitação Y. É desta forma que o estudante organiza e compõe a sua própria trilha pedagógica.
Como ocorre a oferta de componentes curriculares (aulas/atividades): nossos componentes são ofertados através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). Cada componente possui uma data de início e fim, com duração de 4 semanas, sendo uma unidade por semana e, ao final, há uma semana para encerramento das atividades avaliativas. São ofertados entre 5 e 10 componentes por mês, sendo possível uma ou mais ofertas de um mesmo componente por ano. Ou seja, o estudante monta a sua trilha pedagógica (escolhe os componentes) a partir de um cronograma de oferta dos componentes (inclusive com datas definidas para a entrega das atividades).
As atividades didáticas obrigatórias são assíncronas, possibilitando que sejam acompanhadas pelo estudante em momentos e lugares distintos. Opcionalmente, pode haver ofertas de webconferências (aulas ao vivo), mas de participação não-obrigatória.
Durante a oferta, o componente é acompanhado pelo professor responsável e, quando a turma for grande, o docente será assessorado por tutores.
:. Dica: Assista também ao vídeo explicativo do curso.
Organização curricular e as habilitações disponíveis no EduTec
O curso de Especialização em Educação e Tecnologias (EduTec) possibilita ao egresso a formação especializada em oito opções de habilitações ou foco temático. O estudante pode escolher uma ou mais dessas habilitações para realização concomitantemente (ou consecutivamente).
Confira a seguir a relação de habilitações possibilitadas pelo EduTec. Ao clicar em uma delas, podem ser encontrados detalhes sobre a mesma, como a relação de seus Componentes NFO (Núcleo Formativo Obrigatório), Componentes NFE (Núcleo Formativo Específico) e os Componentes NFC (Núcleo Formativo Complementar). Confira!