Caracterização da Formação em Nível de Extensão

Proposta metodológica: Formação aberta, flexível, híbrida e integrada.

Modalidade: Educação a Distância.

Carga horária: mínimo de 100 horas.

Duração do curso (duração de referência): aproximadamente 2 a 4 meses (o curso não é sequencial e o aluno tem a possibilidade de realizar os componentes que desejar, optando pelo mês em que houver ofertas).

Público alvo: esse programa de formação é destinado a profissionais de qualquer área de atuação, interessados na melhor compreensão das particularidades da relação entre a Educação e as Tecnologias, seja na forma presencial ou a distância. A formação promoverá a construção de conhecimentos envolvidos na incorporação de tecnologias diversas no contexto educacional, considerando a perspectiva da produção e/ou do uso das tecnologias e materiais didáticos, do ensino-aprendizagem, das linguagens midiáticas etc. A proposta busca atender aos educadores e demais profissionais graduados e/ou interessados na temática, seja na educação básica, superior, corporativa ou autônomos.

Divisão da carga horária: para extensão, as 100 horas são dividias em 20 horas por componente: serão 5 componentes ao todo, sendo 2 obrigatórios (Núcleo Formativo Obrigatório - NFO) e 3 componentes complementares (Núcleo Formativo Complementar - NFC). 

Como são os componentes/aulas: nossos componentes são ofertados através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle). Cada componente possui uma data de início e fim, com duração de 4 semanas, sendo uma unidade por semana e, ao final, há uma semana para encerramento das atividades avaliativas. São ofertados entre 5 e 10 componentes por mês, sendo possível uma ou mais ofertas de um mesmo componente por ano. Ou seja, o estudante monta a sua trilha pedagógica (escolhe os componentes) a partir de um cronograma de oferta dos componentes (inclusive com datas definidas para a entrega das atividades).

As atividades didáticas obrigatórias são assíncronas, possibilitando que sejam acompanhadas pelo estudante em momentos e lugares distintos. Opcionalmente, pode haver ofertas de webconferências (aulas ao vivo), mas de participação não-obrigatória.

Durante a oferta, o componente é acompanhado pelo professor responsável e, quando a turma for grande, o docente será assessorado por tutores.

:. Dica: Assista também ao vídeo explicativo do curso.

Organização Curricular

A seguir estão elencados os Componentes NFO (Núcleo Formativo Obrigatório) e os Componentes NFC (Núcleo Formativo Complementar).

  • Ambientação e letramento digital
  • Educação e Tecnologias: uma introdução ao curso
  • Acessibilidade na Educação a Distância
  • Ambientes virtuais de aprendizagem: uma aplicação básica no Moodle
  • Aplicações pedagógicas de Internet e redes sociais
  • Aplicações pedagógicas de jogos digitais
  • Aplicações pedagógicas de Rádio, Web-rádio e pod cast
  • Aplicações pedagógicas de Televisão, web-tv e vídeo cast
  • Aplicações pedagógicas do audiovisual
  • Aplicações Pedagógicas em Produção musical na educação
  • Aportes sobre a docência virtual
  • Aprendizagem colaborativa nas comunidades em rede
  • Avaliação em processos de aprendizagem na Educação a Distância
  • Criação e gestão de negócios em educação e tecnologias
  • Cultura digital e convergência midiática na educação
  • Desenho universal para a aprendizagem com apoio de tecnologias digitais
  • Desenvolvimento do Projeto Integrador (TCC)
  • Design de Jogos Educacionais
  • Didática e atribuições do professor na cultura digital
  • Direito digital na Educação
  • Ecologias de aprendizagem e redes virtuais
  • Educação híbrida como estratégia educacional
  • Educação, redes sociais e cultura digital
  • Estudos sobre Educação a Distância: noções elementares
  • Ferramentas de produtividade em nuvem no contexto educacional
  • Flexibilidade pedagógica: espaço, tempo e currículo
  • Formação de Professores e o TPACK: aportes sobre o Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo
  • Gamificação, transmidiação e aprendizagem
  • Geotecnologias aplicadas à educação
  • Gestão estratégica da Educação a Distância
  • Gestão organizacional e suas contribuições para a Educação a Distância
  • Gestão pedagógica em Educação a Distância
  • Inovações tecnológicas e inovações pedagógicas
  • Institucionalização da modalidade de Educação a Distância
  • Integração de mídias na educação
  • Introdução à modelagem e impressão 3D
  • Introdução à programação computacional para o educador
  • Introdução aos Jogos na Educação
  • Laboratório de educação e tecnologias
  • Legislação educacional e da Educação a Distância
  • Linguagem cinematográfica e audiovisual em contexto educativo
  • Linguagem do rádio e da TV na educação
  • Linguagens, comunicação e tecnologia na educação
  • M-learning: Educação e mobilidade
  • Metodologia de pesquisa e produção científica 1
  • Metodologia de pesquisa e produção científica 2
  • Metodologias ativas de aprendizagem
  • Mídias, comunicação e formação infanto-juvenil
  • Movimento Maker e abordagem STEAM como estratégias pedagógicas para explorar currículos
  • Personalização da aprendizagem com os estilos de uso do virtual
  • Planejamento do processo de ensino-aprendizagem em Educação a Distância
  • Planejamento e organização de animações para educação
  • Planejamento e organização de mídia audiovisual para educação
  • Planejamento e produção de e-books e hipermídias
  • Planejamento e Produção de Material escrito para Educação
  • Polidocência e Equipes de Trabalho na Educação a Distância
  • Prática pedagógica com tecnologias digitais
  • Produção de animações para educação
  • Produção de mídia audiovisual para educação
  • Reflexões sobre aprendizagem ativa e significativa na cultura digital
  • Reflexões sobre robótica pedagógica
  • Sistema de tutoria e modelos de feedback
  • Tecnologia Assistiva na educação
  • Tópicos especiais em Design Instrucional
  • Tópicos especiais em Docência na Educação a Distância
  • Tópicos especiais em Formação de Professores na cultura digital
  • Tópicos especiais em Gestão da Educação a Distância
  • Tópicos especiais em Jogos e Gamificação na Educação
  • Tópicos especiais em Metodologias ativas de aprendizagem
  • Tópicos especiais em Produção e Uso de Tecnologias para Educação
  • Tópicos especiais em Recursos de Mídias na Educação
  • Webconferência e sua aplicação pedagógica
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